26

Digital Influencer: a profissão do momento


Oi meus amores, tudo bom?

Hoje vou falar um pouquinho sobre os influenciadores digitais! Conhecem né? Muito que bem. Eles sempre estiveram em toda parte. Desde muito tempo atrás, antes de começar esse estouro que são as redes sociais, as marcas mais famosas já utilizavam pessoas com grande influência na mídia para divulgarem seus produtos. Porém, era um grupo seleto de pessoas que faziam esse trabalho, como Jornalistas e artistas. Mas esse cenário mudou e atualmente pessoas comuns podem se tornar influenciadores usando plataformas digitais. 

Basicamente, um influenciador digital é uma pessoa que tem uma alta influencia na internet seja por meio de redes sociais ou blogs. Essa influência não se dá somente a quantidade de seguidores, mas sim, ao engajamento de cada publicação sua, ou seja, quantas curtidas e quantos comentários. É uma profissão que vem crescendo cada dia mais por conta da aparente “facilidade” que é se tornar um.

Os consumidores desses conteúdos buscam diariamente informações para realizar a maioria de suas compras, como shampoo, perfume, maquiagem ou qualquer outro produto, na internet ou no modo físico. De acordo com uma pesquisa feita pela Sprout Social, mais de 70% dos consumidores dependem das suas redes sociais para orientar suas decisões de compra. Se uma pessoa influente diz que tal produto não é bom por algum motivo, isso provavelmente atrapalhará bastante as vendas. 

Lucas Montalvão (@lucasmontalvao)
Lucas Montalvão, 22 anos, atualmente cursa Direito, se tornou conhecido nas mídias depois de participar da seleção de colírios da revista Capricho. Essa seleção tinha como objetivo escolher um garoto para sair no site da revista com fotos, dados pessoais e um pouco sobre o que ele faz, para as leitoras conhecerem mais sobre ele. Ele, hoje, soma mais de 30 mil seguidores em seu Twitter e Instagram e contou que percebeu que tinha se tornado alguém conhecido quando saia na rua e as pessoas o paravam para tirar foto e elogiar o que fazia.

Ao ser perguntado de onde partiu a fama para ter tantos seguidores, ele explicou: “Meu Instagram foi crescendo por causa das fotos, mas o que impulsionou o meu crescimento realmente foi o Snapchat. As pessoas achavam engraçado e foram divulgando”. Lucas também faz uso do Youtube, possui o canal chamado Lucas Montalvão e contabiliza mais de 5 mil inscritos lá.

A parte que mais chama atenção na profissão de influenciador digital é a do patrocínio/parceria. Muitas marcas escolhem pessoas com um alto nível de influência em seu público-alvo para se promover e atingir o maior número de pessoas possível. Lucas explica que normalmente o contato das marcas com ele é feito através e-mail disponível no seu Instagram, que é marcado como pessoa pública. “O e-mail geralmente conta com perguntas como: se eu tenho interesse, se já conheço a marca, se gostaria de participar do evento e quanto eu cobro para realizar a divulgação”, e completa: “O meu dia-a-dia é normal. Recebo coisas em casa e preciso ficar postando nas redes sociais e sempre quando tem evento, eu participo”.

Augusto Uchoa, professor de Marketing de Inovação de algumas instituições de ensino como IBMEC e Universidade Veiga de Almeida, e que possui uma empresa de treinamento chamada 021, nos deu algumas dicas sobre como se tornar um influenciador digital.

De primeira nos contou que a pessoa, principalmente, tem que ter quem a escute. E para consolidar uma base de gente que tenha interesse no que se fala, é importante falar algumas coisas relevantes. “O pessoal acha que é só ter uma câmera boa e criar um estúdio em casa que vai dar acesso, mas não é nada disso. Todos as matérias e conteúdo que eu leio de pessoas que estudam o tema, falam que no futuro só quem tem conteúdo relevante vai conseguir se manter e ter destaque”. 

E completou dizendo que “Esse conteúdo relevante passa também por um discurso altruísta, em querer ajudar o outro, as pessoas não estão preocupadas em ganhar dinheiro, estão preocupadas em ajudar o outro. A grana é consequência disso para projetos futuros, demandas corporativas e etc”.

Podemos perceber que ser um influenciador digital não é tão simples quanto parece, mesmo tendo o seu lado bom e ele tendo um peso maior, é complicado e tem seus desafios como qualquer outra profissão.

E vocês? Têm alguma dica de como se tornar um Digital Influencer? Deixa aqui embaixo!

Beijinhos!

Ju.

26 comentários:

  1. Acho que é a profissão que nossos avós nem sonhavam que um dia existiria, mas a realidade que isso movimenta todo o mercado, sonho de todos nós haha, quem sabe um dia né?

    ResponderExcluir
  2. Amei o post... Essa profissão está se tornando cada vez maior. Fácil não é, mas se realmente quiser levar isso a sério a gente consegue. <3

    ResponderExcluir
  3. Sou influenciadora desde 2012 antes mesmo desse boom dessa profissão incrivel que escolhi e realmente a galera acha que é facil, mas saber criar conteudo com qualidade é tarefa de muita dedicação, influenciar não é apenas fazer as pessoas comprarem mas sim mudar de alguma forma o dia de alguém.
    alias parabens pelo blog e to apaixonada pelo layout de vcs <3

    http://www.oscentimetrosamenos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho, Ju!
      Realmente, não é fácil. Estamos todos nessa caminhada haha

      Excluir
  4. Muito legal o post, não sabia que o Snap e o Instagram tinham todo esse poder. Sabia que eram ferramentas importantes no auxílio para o sucesso, mas não tão importante como li aqui. Foi uma ótima descoberta, obrigada! SUCESSO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, mas não é que tem!
      Muita gente consegue crescer no mundo digital usando somente o Instagram! Show né?

      Excluir
  5. Realmente esse grupo vem crescendo a cada dia,e interessante ve comoas redes sociais tem sua influência e cada dia as pessoas pode trabalhar com algo que gosta

    ResponderExcluir
  6. Nossa esse grupo aumentou e muito
    Quem sabe um dia eu chegue lá
    Boa sorte pra nós

    ResponderExcluir
  7. Hhahaha faço parte desse grupo que tem tomado uma proporção enorme. Amo muito esse universo e me identifico. Sucessooooooo!!!

    ResponderExcluir
  8. Digitar influencer agora é o "boom" do momento e que esta crescendo mais e mais. O Lucas eu não conhecia não, vou até pesquisar mais.

    ResponderExcluir
  9. Ótima abordagem!
    Essa é a profissão do momento né :D
    blog | facebook | instagram

    ResponderExcluir
  10. Digital influencer hoje é uma coisa muito importante para os amantes da internet, que vem ganhando espaço cada vez mais. Muito sucesso
    Amei o post!

    ResponderExcluir
  11. Nossa ótimo post série ,eu tenho pesquisado tanto sobre isso para criar um conteúdo melhor e relevante para o meu blog,é cansativo as vezes e é bem mais difícil do que as pessoas supõem,eu pesquiso uns três dias para fazer um post sobre um assunto que eu não tenho domínio e levo um dia para fazer o post sem erros de gramática e etc você sabe como é difícil né estamos no mesmo barco rsrs bejão sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos no mesmo navio mana! haha É complicadíssimo. Sucesso pra gente ♥

      Excluir
  12. Ótimo post Ju!
    Eu tenho notado que muitas pessoas acham que ser um influenciador digital é uma "brincadeira pra ganhar dinheiro". Já li muitos posts mal elaborados,só pra dizer que é influenciador. Esse é o lado ruim,pois suja a imagem dessa profissão. Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia o Lucas, vou procurar mais sobre ele. E quem diria que um dia as pessoas ganharam dinheiro cm isso né? A internet tem ocupado cada vez mais espaço, e espero que futuramente ocupe mto mais.

    ResponderExcluir
  14. adorei o seu post bem explicado...
    sempre pesquiso leio pra fazer o meu melhor
    um dia chego la

    ResponderExcluir
  15. Já ouço falar muito dos influenciadores digitais, acho super bacana essa profissão que vem crescendo muito. Os influenciadores digitais ajudam muito as empresas a divulgar os produtos da marca, é uma profissão que ganham todos os influenciadores digitais e as empresas, gostei muito de saber mais sobre os influenciadores digitais, bjs.

    ResponderExcluir
  16. Concordo com a Reka, é uma profissão que simplesmente surgiu por consequência de algo, mas acho ela muito pesada socialmente, tem pessoas que se baseiam muito e seguem demais o que alguns influencers dizem, é perigoso, pq nem todos tem uma conduta positiva

    ResponderExcluir
  17. Digital Influencer realmente não é uma profissão simples ou fácil. Tem que ter muita força de vontade e principalmente, produzir um conteúdo de qualidade.
    Adorei o post <3

    www.negralua.com.br

    ResponderExcluir
  18. Não sou ainda uma influenciadores digital, mas sei que é muito difícil ser, como você disse parece aparentemente que é fácil, mas não é nem um pouco, um importante é não desistir, sou desses 70 por cento que antes de comprar ver uma resenha, amei o post

    ResponderExcluir
  19. Eu acho que para ser um influenciador é FUNDAMETAL ter um conteúdo relevante. Não necessariamente de qualidade, mas que seja relevante e que ele consiga falar com seu público de maneira direta! É isso! Super beijo!

    ResponderExcluir
  20. É um ramo que tem crescido bastante, mas requer muita dedicação. Adorei seu post, bem explicadinho!

    ResponderExcluir
  21. Acho que é um ramo promissor e muito bom! Além disso, muitas pessoas que leem ''resenhas'' ou algo do tipo conhecem melhor o produto e se interessam mais, por terem mais detalhes sobre o mesmo :)

    Beijos.

    ResponderExcluir

© #tecontei - 2016. Todos os direitos reservados.
DESIGN E PROGRAMAÇÃO por: MUNDO PINK DESIGN.
imagem-logo